Fim de semana terá maior volume de chuvas em algumas regiões do Brasil

Previsão do tempo para sábado, 27

Sul

O tempo mostra que a chuva persiste pela Região Sul, com acumulados elevados ainda em boa parte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. Um sistema de baixa pressão dá origem a uma frente fria que aos poucos avança para as áreas mais ao norte da região. O grande destaque do sábado são as temperaturas que diminuem em boa parte do Rio Grande do Sul, mas principalmente na Fronteira Oeste e Campanha, onde deve fazer frio, mesmo na parte da tarde.

Sudeste

A chuva persiste de forma muito isolada em boa parte do estado de São Paulo, entre a faixa leste, Região Metropolitana, região de Campinas e Vale do Paraíba. Chove também entre o sul de Minas e parte da Zona da Mata. Mas essa chuva ainda vem especialmente no período da tarde e sem expectativa para acumulados significativos. Mesmo assim há risco para trovoadas. A chuva ocorre especialmente por conta da combinação entre calor e umidade, mas na maior parte do dia, o predomínio é de sol nestas áreas.

Por outro lado, entre as demais áreas da região, segue a condição de tempo firme e seco, principalmente nas horas mais quentes do dia.

Centro-Oeste

A previsão do tempo mostra que a chuva será concentrada no centro e noroeste do Mato Grosso, com potencial para temporais isolados. Nas demais áreas da região, o tempo firme persiste, com sol, calor e baixos índices de umidade do ar nas horas mais quentes do dia. Isso ocorre inclusive nas três capitais da região Centro-Oeste e também no Distrito Federal.

Nordeste

A meteorologia destaca para chuvas significativas no Maranhão, Piauí e Ceará. Muita chuva também entre o Rio Grande do Norte, litoral da Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Pancadas isoladas apenas no interior destes estados e também em Sergipe. Por outro lado, o estado da Bahia tem mais um dia de sol, calor e baixos índices de umidade relativa do ar, o que já provoca preocupações aos produtores rurais do estado.

Norte

Deve chover de maneira forte e com altos volumes no Amazonas e pelo Pará, por conta de instabilidades tropicais. O mês de março deve terminar com chuva ainda pesada em boa parte da região Norte. Por outro lado, no sul do Tocantins, o tempo será seco, com muito calor e baixa umidade do ar, durante os meios de tardes.

Previsão do tempo para domingo, 28

Sul

As temperaturas seguem mais amenas no Rio Grande do Sul e a chuva persiste. Os maiores volumes são esperados para o extremo sul gaúcho e também entre as serras gaúcha e catarinense. Nas demais áreas da região ainda chove, mas de forma isolada e com acumulados mais baixos. Mesmo assim há risco para temporais com rajadas de vento que podem passar dos 70km/h nos três estados. Na madrugada do sábado para o domingo os temporais e ventos podem passar dos 80km/h nas áreas mais centrais do Rio Grande do Sul. Por outro lado, no domingo o tempo firme já volta a predominar no extremo oeste gaúcho.

Sudeste

Um sistema de alta pressão atmosférica segue atuando na região, inibindo a formação de nuvens mais carregadas em boa parte da região. O que provoca chuva em boa parte de São Paulo, sul de Minas e Zona da Mata é a combinação entre calor e umidade. No Espírito Santo e no Norte Fluminense, um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis pode provocar chuva forte durante o domingo.

Centro-Oeste

O tempo segue firme em Goiás, praticamente todo o estado de Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso, inclusive na capital Cuiabá. Nas demais áreas do Mato Grosso, segue a condição para chuva forte a qualquer momento do dia e temporais isolados.

Nordeste

A condição será semelhante ao sábado, com chuva forte e volumosa no Maranhão, Piauí e Ceará, especialmente por conta da atuação da Zona de Convergência Intertropical. Para o Rio Grande do Norte, litoral da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe chuva isolada e com baixos acumulados. Na Bahia o domingo será mais um dia com tempo firme, com sol, calor e baixos índices de umidade do ar.

Norte

Pancadas isoladas de chuva retornam para o sul do Tocantins. Assim como em boa parte da região, essa chuva ocorre de maneira isolada e com baixos acumulados. Mesmo assim, não se descarta a chance de temporais isolados.

Essas instabilidades estão associadas principalmente à combinação entre calor e umidade. Maiores acumulados são esperados para o nordeste do Pará e Amapá, por conta da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Tempo firme apenas no sul do Tocantins.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Ultimas Noticias

Rolar para cima