Brasil pode colher 134 milhões de toneladas, diz consultoria Safras

O Brasil pode colher mais de 134 milhões de toneladas de soja na safra 2020/2021, prevê a consultoria Safras & Mercado. Se isso se confirmar será um recorde para o país, que colheu 127,1 milhões de toneladas em 2019/2020. No relatório anterior a consultoria aposta em uma colheita de 133,1 milhões de toneladas.

A área de soja plantada no Brasil nesta safra foi estimada em 38,65 milhões de hectares, ou seja, 3,3% maior que as 37,43 milhões de hectares da temporada anterior. O levantamento indica que a produtividade média deverá passar de 3.415 quilos por hectare para 3.487 quilos.

“O avanço da colheita vem revelando o verdadeiro potencial da produção brasileira. Apesar de haver problemas em algumas microrregiões estaduais, há também registros de grandes produtividades em outras, o que acaba por compensar possíveis perdas no total nacional”, diz o analista de Safras, Luiz Fernando Gutierrez.

Por estados Brasil

Segundo a consultoria, foram feitos ajustes pontuais em produtividades médias esperadas para alguns estados em todas as regiões do Brasil. Além de pequenos ajustes em áreas de alguns estados das regiões Norte e Nordeste.

O primeiro fato que chama a atenção é a disputa entre o Paraná e o Rio Grande do Sul pela segunda colocação como maior produtor de soja do Brasil.

Neste momento, os gaúchos estão levando uma pequena vantagem com a produção de 20,1 milhões de toneladas, um recorde histórico e uma grande recuperação ante as 13,8 milhões de toneladas recolhidas na safra 2019/2020, quando tiveram forte quebra por conta do clima.

Por sua vez, o Paraná pode colher 20 milhões de toneladas, 4,6% a menos que as 21 milhões do ano passado.

“O destaque positivo fica com o estado do Rio Grande do Sul, que mesmo em um ano de La Niña, que historicamente traz problemas ao estado, está conseguindo consolidar uma grande produção, recuperando-se das perdas sofridas na safra 2019/2020″, afirma. Brasil

O segundo fato que chama a atenção é que Mato Grosso não deve bater o recorde do ano passado. De acordo com a consultoria, o estado deve colher algo em torno de 35 milhões de toneladas, 1,2% a menos que as 35,4 milhões de toneladas do ano passado.

Irão colher mais Brasil

Para finalizar, São Paulo, Minas Gerais e Bahia devem ter mesmo uma safra melhor que a anterior. Os paulistas podem colher 4,2 milhões de toneladas de soja (5,5% a mais que as 4 milhões de 19/20). Os mineiros podem recolher 6,7 milhões de toneladas (1,5% a mais que no ano passado). E os baianos tendem a colher quase 6,3 milhões de toneladas de soja (3% a mais que o ano passado. Brasil

“O clima favorável ao desenvolvimento da maior parte das lavouras brasileiras registrado a partir do início de 2021 foi fator fundamental para a consolidação de mais uma produção recorde no Brasil”, diz.

Segundo Gutierrez, mesmo os estados do Mato Grosso, Goiás e Tocantins, que registraram excesso de umidade em determinados momentos da colheita, registram produtividades médias satisfatórias. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Ultimas Noticias

Rolar para cima